Olá, pessoal! Vocês estão sabendo que já é possível se inscrever no Programa “Futuras Cientistas”? Não, então se liga nas informações a seguir e ajude-nos na divulgação (#LugardeMulherénaCiência):
O que é o Futuras Cientistas?
É um programa que estimula o contato de alunas do 2º ano do Ensino Médio e Professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.
Quando acontecerá a imersão científica 2026?
Entre 05 e 30 de janeiro de 2026
Qual o período de inscrição?
Entre 25/08 e 06/10
Onde se inscrever?
Na Imersão Científica 2026, o Programa de Pós – Graduação em Química da UFPA estará representado pelas seguintes professoras/pesquisadoras:
- Profª. Drª. Joyce Kelly do Rosário da Silva – Tutora do Projeto: Defensivos da Natureza: Óleos essenciais da Amazônia como bioprotetores agrícolas”.
- Profª. Drª. Patrícia Santana Barbosa Marinho - Tutora do Projeto: “Do Ver-o-Peso ao Laboratório: Desvendando a Química das Ervas Medicinais”.
Conheça um pouco mais sobre nossas pesquisadoras
Profª. Drª. Patrícia Santana Barbosa Marinho (UFPA)
Percurso Acadêmico
- Bacharela em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2000)
- Mestre em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2002)
- Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos - SP (UFSCar – 2007)
- Pós – Doutorado pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2009)
Vínculo Profissional
- É Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa como docente permanente do Programa de Pós – Graduação em Química da UFPA e do Programa de Pós – Graduação de Química da Unifesspa.
- É membra da American Chemical Society (ACS).
- Foi Diretora da Faculdade de Química da Universidade Federal do Pará.
- É bolsista de Produtividade em Pesquisa da CNPq.
- Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós – Graduação em Química da UFPA (Biênio 2023-2025/Recondução para o Biênio 2025-2027).
Pesquisa
- Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, trabalhando com isolamento e identificação e/ou elucidação estrutural de metabólitos secundários obtidos de plantas e microrganismos (fungos e bactérias) para aplicações nas indústrias da agricultura, farmacêutica e alimentícia.
Profª. Drª. Joyce Kelly do Rosário da Silva (UFPA)
Percurso Acadêmico
- Bacharela em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2002)
- Mestre em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2006)
- Doutora em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2010)
- Pós – Doutorado pela University of Alabama in Huntsville, Estados Unidos (UAH – 2016)
Vínculo Profissional
- É professora associada III da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa como docente permanente dos Programas de Pós – Graduação da UFPA: Biotecnologia, Química e Farmacologia.
- Foi Diretora da Faculdade de Biotecnologia (2018-2019) e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (2023-2024).
- É bolsista de Produtividade em Pesquisa da CNPq.
- Atualmente exerce a função de Coordenadora do Programa de Pós – Graduação em Biotecnologia da UFPA.
- É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Química (Divisão de Química de Produtos Naturais), integrando também o Núcleo Mulheres.
Pesquisa
- Possui experiência em Química de Produtos Naturais, com foco em óleos essenciais. Suas linhas de pesquisa incluem o estudo da composição química, bioprospecção de atividades biológicas, variação de metabólitos secundários durante a interação planta-patógeno e diferentes condições de cultivo, Biologia Molecular de Plantas, além do desenvolvimento de novos produtos a partir de bioativos de espécies amazônicas, como plantas aromáticas, frutos e oleaginosas.
Reconhecimento
- Nos anos de 2022, 2023 e 2024, figurou na lista dos Top 2 cientistas mais influentes do mundo em sua área do conhecimento.
- Em 2013, tornou-se a primeira mulher da Região Norte a ser laureada com o prêmio Para Mulheres na Ciência (For Women in Science), promovido pela UNESCO, LOréal e Academia Brasileira de Ciências.
Contribuições na formação de profissionais na Amazônia
- Orientou, até o momento, 7 teses de doutorado, 18 dissertações de mestrado e supervisionou 3 pesquisadores em estágio de pós-doutorado.