1- Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear – LabRMN
- O Laboratório de RMN é multiusuário e tem um espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) da Bruker operando a 400 MHz para o 1H.
- Os docentes Andrey Moacir do Rosario Marinho, Milton Nascimento da Silva e Patrícia Santana Barbosa Marinho são os responsáveis pelo LabRMN. O RMN (400 Mhz, Bruker), equipamento multiusuário, adquirido com recursos do FINEP, atende aos professores do PPGQ e, também aos pesquisadores da Engenharia Química, Farmácia e PPGQ/UNIFESSPA e alguns outros parceiros de maneira mais esporádica como pesquisadores do NPO/UFPA (Núcleo de Pesquisa em Oncologia) e outros. Vale ressaltar que a região Norte possui somente 3 equipamentos de RMN, sendo que somente 2 estão em operação, um na UFAM e o do LabRMN (UFPA).
- O LabRMN também tem um Liquefator de nitrogênio da marca Stirling Cryogenics, atualmente em manutenção.
2- Central de Extração
- O Laboratório Central de Extração tem como Coordenador Geral o professor Milton Nascimento da Silva e atualmente tem 4 alunos desenvolvendo atividades de pesquisa, sendo 2 alunos de doutorado, 1 de mestrado e 1 de iniciação científica. O laboratório também é utilizado para realização dos componentes curriculares da graduação como Química de Produtos Naturais Experimental (EN03067).
- O Laboratório Central de Extração é composto por um conjunto de 3 unidades sendo uma de 20 m2, utilizada para a recepção, triagem e processamento de material botânico (seleção, secagem e moagem), outra de 180 m2, composta por um almoxarifado de reagentes, solventes e material botânico; e um laboratório de química de produtos naturais e de controle de qualidade e uma terceira unidade de 315 m2 composta por laboratório de extração, laboratório de concentração, almoxarifado de reagentes, solventes e vidrarias e central analítica. O conjunto apresenta as seguintes facilidades:
· Sistema de Cromatografia em Camada Fina de Alta Performance (HPTLC), marca Camag, composto por: unidade de aplicação de amostras robotizada, unidade de desenvolvimento isocrática e com gradiente, unidade de fotodocumentação e unidade scanner para geração de cromatogramas;
· Sincore - Sistema de Evaporação de Solventes, da marca Büchi;
· Evaporadores rotativos com capacidade para 2 litros (8), sendo 7 HEIDOLPH, modelo Laboroto 4000 e 1 Büchii com capacidade para 6 litros;
· Cromatógrafo gasoso da Shimadzu GC-2010 Plus;
· Percoladores de aço inox para até 5 Kg de amostra (40);
· Extrator Soxhlet piloto para até 7 Kg de material;
· Sistema de vácuo;
· Sistema de circulação de fluido refrigerante (-30 ºC), para atendimento aos evaporadores rotativos;
· Sistema de ar comprimido;
· Moinhos trituradores (2);
· Estufa de secagem 18 m3 com capacidade para secagem de até 180 amostras;
· Capelas de exaustão (3);
· Polarímetro da marca JASCO P-2000.
3- Laboratório de Bioensaios e Química de Microrganismos - LaBQuiM
- O grupo LaBQuiM (Laboratório de Bioensaios e Química de Microrganismos) está localizado no PPGQ-UFPA e tem estudado os metabólitos secundários de fungos, bactérias e plantas da Amazônia na busca por moléculas candidatas a aplicações biológicas úteis tais como atividades antimicrobiana, antiparasitária, citotóxica e agroquímica (Acesse à Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI ).
- Os professores Andrey Moacir do Rosario Marinho e Patrícia Santana Barbosa Marinho são os responsáveis pelo LaBQuiM. O laboratório também serve de apoio às aulas experimentais dos cursos de graduação da área de Química (Química Bacharelado, Química Industrial e Química Licenciatura).
- O laboratório apresenta os seguintes equipamentos:
· Estufa B.O.D. (Quimis);
· Estufa Incubadora (Quimis);
· Autoclave vertical 75 L (PHOENIX);
· Microscópios ópticos – 3 unidades (OLYMPUS);
· Capela de fluxo laminar (PACHANE);
· Cromatógrafo Líquido de Alta eficiência (HPLC-DAD-IR) (Waters – modelo Alliance e2695);
· Cromatógrafo Líquido de Alta eficiência semipreparativa (HPLC-DAD-IR) (Waters – modelo Alliance 1525) - 2;
· Cromatógrafo Líquido de ultra performance acoplado a espectrômetro de massas (UPLC-MS) (Waters – modelo ACQUITY TQD System);
· Ultra purificador de água (GEHAKA);
· Agitador Vortex (IKA);
· Evaporador rotativo (Quimis);
· Banho de Ultrassom- Sonicador (UNIQUE);
· Mesa Agitadora Orbital (MARCONI);
· Incubadora de bancada com Aquecimento e Agitador Orbital (Quimis);
· Polarímetro Digital automático (NOVA instrumente);
· Balanças analíticas – 3 unidades (SHIMADZU);
· Espectrômetro de UV-Vis (BEL PHOTONICS);
· Câmara UV-Vis (BOITTON);
· Estufas de secagem;
· Capelas de exaustão.
4- Laboratório de Química Analítica e Ambiental - LAQUANAM
- O LAQUANAM é coordenado pela professora Simone de Fátima Pinheiro Pereira. O LAQUANAM está inserido na estrutura organizacional da UFPA desde 2000, ano de sua criação, e tem contribuído para a formação de recursos humanos e em pesquisas de importância para o desenvolvimento e conservação da Amazônia.
- Atua em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Secretarias estaduais de Saúde (SESPA) e de Meio Ambiente (SEMA) do Pará, IBAMA, Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) e outros órgãos ligados ao trabalho de preservação da saúde e do ambiente em nosso estado.
- Com o apoio laboratorial do LAQUANAM, grupo de pesquisadores e discentes desenvolvem trabalhos na área do monitoramento e biomonitoramento (bioindicadores) do meio ambiente amazônico já tendo atuado no monitoramento na foz do Amazonas e Rio Pará, Rio Tocantins, Rio Xingu, Rio Tapajós, Rio Murucupi e outros corpos hídricos da Amazônia onde seus estudos têm subsidiado ações envolvendo empresas poluidoras e dado suporte para os órgãos públicos na gestão e interpretação do comportamento das atividades antrópicas nos corpos hídricos locais.
- O LAQUANAM tem um espectrômetro de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICPOES) com autosampler e gerador de hidretos - Fabricante Varian – Modelo Vista – Pro – Axial – computador completo acoplado com impressora – Marca Dell. Este equipamento permite avaliar até 72 elementos simultaneamente em diversas matrizes.
5- Laboratório de Catálise e Oleoquímica – LCO
- O LCO possui uma área aproximada de 200 metros quadrados e é coordenado pelo professor José Roberto Zamian. Em torno de 15 pessoas desenvolvem atividades no LCO, incluindo alunos(as) de graduação, pós-graduação e pesquisadores.
- O LCO apresenta os seguintes equipamentos:
· Reator Multi Estágios, marca Parr, modelo 5000;
· Analisador Térmico, marca Shimadzu, modelo DTG-60H;
· Analisador de Estabilidade Oxidativa Rancimat, marca Metrohm, modelo 743.
6- Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis - LAPAC
- O LAPAC apresenta aproximadamente 200 metros quadrados de área e é coordenado pelos professores Geraldo Narciso da Rocha Filho e José Roberto Zamian.
- O laboratório possui um contrato com a ANP e auxilia com projetos de pesquisa inseridos no PPGQ. A seguir são listados os equipamentos de médio e grande porte localizados no LAPAC:
· Analisador de Enxofre Total por UV, marca Thermo Scientific, modelo TS 3000;
· Cromatógrafo Gasoso, marca Agilent Technologies, modelo 6850;
· Destilador Atmosférico, marca Herzog, modelo OptiDist.
7- Laboratório de Cromatografia Líquida - LABCROL
- O LABCROL é um laboratório de pesquisa pertencente ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Tem como foco principal pesquisas relacionadas à ciência de separação em escala analítica e preparativa de extratos vegetais e Espectrometria de massas de alta resolução. Usamos essas técnicas para identificação de moléculas pequenas em produtos naturais. Atualmente o Labcrol conta com 3 cromatógrafos em escala analítica, um em escala semi-preparativa, além de um sistema fast LC-MS da Shimadzu e um UPLC-QTOF da Waters.
8- Central Analítica de Produtos Naturais da Amazônia – CAPNA
- A Central Analítica de Produtos Naturais da Amazônia (CAPNA) localiza-se no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFPA) e envolve os laboratórios: Central de Extração, Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear – LabRMN, Laboratório de Cromatografia Líquida - LABCROL e o Laboratório de Bioensaios e Química de Microrganismos – LaBQuiM. A CAPNA é uma unidade com perfil multiusuário e atende a demandas de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas de química de produtos naturais (acesse à Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI).
9- Grupo de Espectrometria Analítica Aplicada - GEAAp
- O laboratório GEAAp apresenta capacidade para 30 pessoas e é coordenado pela professora Kelly das Graças Fernandes Dantas. Também atende aos cursos de graduação (Química Bacharelado e Química Industrial) com as aulas experimentais de Química Analítica.
- O GEAAp apresenta os seguintes equipamentos:
· Espectrômetro de absorção atômica com chama (FAAS);
· Espectrômetro de Infravermelho Médio (MIR);
· Espectrômetro de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP OES);
· Espectrômetro de emissão atômica com plasma induzido por microondas (MP-AES).
10- Laboratórios de Investigação Sistemática em Biotecnologia e Biodiversidade Molecular - LabISisBio
- Os Laboratórios de Investigação Sistemática em Biotecnologia e Biodiversidade Molecular do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA foi planejado em 2003 e vem sendo estruturado até os dias atuais. Este laboratório tem o propósito de realizar pesquisa de fronteira em áreas estratégicas, utilizando matéria-prima da região Amazônica, em especial resíduos agroindustriais, plantas e microrganismo; para geração de produtos verdes sem causar impactos negativos ambientais, nas áreas de Química e Biotecnologia, e garantir formação dos estudantes com qualidade de excelência, possibilitando assim, que os futuros profissionais e pesquisadores alcancem os objetivos traçados dentro de um projeto de pesquisa, adquirindo resultados com precisão e maior rapidez, assim como garantir treinamento nos equipamentos, enfatizando a segurabilidade e qualidade dos produtos gerados. O Grupo de pesquisa “Biotransformações e Biodiversidade Molecular” abrigado pelo LabISisBio atua em três pós-graduações (PPG-Química/ICEN/UFPA; PPGBiotec/ICB/UFPA e PPGBioNorte/MPEG-UFPA), e desenvolve pesquisas básica e aplicada, ressaltando-se estudos de fronteira na busca de enzimas, concentrados metabólitos de plantas e microrganismos com atividades biológicas; perfis metabólicos, segurabilidade citogenotóxica, biotransformações, integrando os seguintes Laboratórios: (1) Laboratório de microbiologia, e química de micro e macromoléculas; (2) Laboratório de bioinformática, química e bioquímica estrutural; (3) Laboratório de espectrometria de massas e separações cromatográficas de biomoléculas; (4) Laboratório de biotecnologia vegetal e produção de metabólitos de plantas. O LabISisBio é coordenado pelo professor Alberdan Silva Santos e apresenta os seguintes equipamentos:
· Equipamentos Analíticos: CG, CG/EM, CL/EM, CCDAP-Analítico;
· Equipamento de separações: CCCD, CAGi-Tron, CLAE-Prep, CL-Flash-Analítico-Prep (Biotage), Concentrador de frações (Turbovap), CCDAP-Prep;
· Outros equipamentos: Estufa BDO, evaporador rotativo, pH-meter, espectrofotômetro UV-Vis, Agitador magnético, destilador e desionizador de água, um estereomicroscópio, um microscópio e um foto documentador, um biorreator de 12 L, destilador de álcool de 50 L, centrífuga 4 L, agitador de bancada.
11- Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos - LPDF
- Atualmente o Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos (LPDF) possui um laboratório com capacidade para 15 estudantes da área de Modelagem Molecular e o LPDF é coordenado pelos professores Cláudio Nahum Alves e Jerônimo Lameira Silva. No segundo andar do prédio do LPDF foi construído uma sala para implantação de um cluster com capacidade para aproximadamente 8 Racks, uma sala com capacidade para 20 alunos e uma sala com capacidade para quatro pesquisadores. O laboratório possui ainda uma rede de fibra ótica interligando os computadores e permitindo acesso à Internet via UFPA-Net para todos os professores do Programa, bem como um terminal de consulta na Biblioteca Setorial. O Laboratório de Modelagem Molecular (LMM) faz parte do Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos (LPDF).
- O LPDF apresenta 23 equipamentos: Rack (Dell PowerEdge Rack 4220 42U Rack with Doors and Side Panels), 7 Dell Precision Workstation R5400 (Quad Core E5450 3.0GHz, Red Hat Ent 7,445.00 44,670.00, Linux v5.3, 16GB DDR2, Key, 256MB NVIDIA, 1TB SATA HD), 03 Terminais (Intel Core i5, 3,16 GHZ 1TB de armazenamento, 4 Gb de memória RAM e 256 memória de vídeo compartilhada), 04 terminais AMD Phenon 2,11 GHZ, 500 GB de armazenamento 3 GB de memória RAM e 500 GB, 04 terminais Intell Core Xenon, 3,3 GHZ, 1 TB de armazenamento, 12 GB de memória RAM, 512 NVIDIA, 4 Notebooks (Intel core i5 [2.53 Ghz], 14 500GB HD, 4GB de memória), 2 Impressoras HP laserjet P1102 ZW, 1 impressora F4280, 2 impressoras HP laserjet P1010, 1 impressora Xerox- phaser 3100 MFP, 2 Projetores. Vale ressaltar que o docente ainda dispões da infraestrutura do supercomputador Santos Dumont (SDumont), onde teve recentemente o projeto intitulado “Simulação Computacional de Reações Catalisadas por Metiltransferases" aprovado. Mais informações sobre o supercomputador podem ser obtidas no Site: SDumont (Sistema de Computação Petaflópica do SINAPAD).
12- Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA)
- O Laboratório de Óleos da Amazônia é especializado no estudo de insumos amazônicos e suas transformações, utilizados principalmente para atender os setores ligados a energias renováveis, alimentos, cosméticos e bioprocessos. É certificado junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Oferece serviços como análises físico-químicas completas de óleos vegetais e derivados (tais como: índices de iodo, de peróxidos, de acidez e de saponificação, além de análise de estabilidade oxidativa); análises de caracterização (perfil de ácidos graxos, teor de ésteres, quantificação de substâncias, perfis calorimétricos), estimativa da eficiência do processo de extração de espécies oleaginosas; secagem de produtos naturais e extratos; padronização de diferentes tipos de óleos e manteigas; testes catalíticos e processos químicos mais apropriados para óleos e derivados; estudo de novas composições de óleos vegetais para as indústrias do setor, estabilidade de matrizes graxas e desenvolvimento de novos produtos com insumos amazônicos, recuperação ou reaproveitamento de resíduos industriais, entre outros (http://bit.ly/portfolio-loa).
- O LOA é coordenado pelos professores Carlos Emmerson Ferreira da Costa e Luís Adriano Santos do Nascimento.